Assessoria de Engenharia para Condomínios
Atuamos com gestão de reformas em condomínios em ações preventivas e corretivas e de acordo com a NBR 5674/2012: Manutenção Predial – Sistema de Gestão de Manutenção, bem como orientação, gerenciamento e elaboração de documentação para realizar reformas nos apartamentos, em atendimento à ABNT NBR 16280/2022: Reforma em edificações – Sistema de gestão de reformas.
A manutenção preventiva é fundamental tanto para garantir a segurança dos usuários do imóvel quanto para valorizar o patrimônio. A negligência em relação a essa questão pode comprometer o desempenho, a segurança e salubridade do prédio.
Além de prejudicar a qualidade de vida dos usuários, as edificações que se deterioram antes do tempo geram custos elevados para reestabelecimento, portanto, o síndico deve ficar atento e promover as ações de inspeção e manutenções preventivas para manter a edificação em boas condições de uso, atendendo à Norma.
Lado outro, em muitos condomínios, os proprietários dos apartamentos acreditam que, por se tratar de sua unidade autônoma, estão livres para efetuar as alterações que julgarem adequadas para o seu espaço – algumas vezes sem se preocupar com o impacto gerado às estruturas do edifício, o que pode provocar danos consideráveis e grandes prejuízos materiais, e ainda, o que é pior, risco aos ocupantes.
Diante disso, para cuidar da segurança e da durabilidade das edificações, a ABNT publicou a norma 16280. O regramento começou a valer a partir de 18/04/2014.
Assim, fica a cargo do síndico receber, aprovar e guardar todos os documentos e se certificar que o que foi acordado previamente é o que está sendo executado dentro da unidade.
Auxiliamos os síndicos e administradoras de condomínios na aprovação das reformas dos apartamentos e acompanhamento, garantindo a integridade física e a segurança do prédio e o atendimento à Norma.
Esta Norma estabelece requisitos para a gestão do sistema de manutenção de edificações, de maneira a evitar a queda de seu desempenho devido à depreciação de seus sistemas construtivos, equipamentos e componentes. Um dos procedimentos recomendados é o planejamento anual das atividades de manutenção, haja visto que a manutenção preventiva é fundamental, tanto para garantir a segurança dos usuários do imóvel, quanto para valorizar o patrimônio.
Em síntese, a Norma Brasileira 16280 determina que todas as obras realizadas dentro do condomínio passem pelo aval do síndico. Segundo a Norma, para executar uma obra ou reforma dentro da unidade condominial, o proprietário/morador deve elaborar um plano de reforma com uma ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) ou RRT, assinados por um engenheiro ou arquiteto e apresentar ao síndico, juntamente com uma série de documentos, antes de iniciar uma reforma em sua unidade.
(37) 98806-7131
contato@actuengenharia.com.br